top of page
Buscar




Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2023, realiza-se, na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina), o XV Coloquio Internacional de Historiografía Europea e XII Jornadas de Estudios sobre la Modernidad Clásica. No primeiro dia do evento, entre as 13h30 e as 15h30 (horário de Portugal Continental), decorrerá remotamente o painel "La modelación de la sociedad en el Antiguo Régimen: la acción de la Iglesia y la actitud de los hombres", coordenado por Maria Marta Lobo de Araújo e Luís Gonçalves Ferreira. Esta sessão contará, ainda, com comunicações de Norberto Gonçalves Ferraz e Carla Costa, investigadores do grupo História Social a Norte, e de Maria de Fátima Reis, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A participação é livre e gratuita, embora a inscrição deva ser realizada pelo email coloquiohistoriamoderna2023@gmail.com.


Programa completo pode ser consultado aqui.

2 visualizações0 comentário


No dia 2 de dezembro de 2023, sábado, realiza-se o 3.º Congresso História Social a Norte (HSN) "Espaços, territórios e relações sociais". O evento decorrerá na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais (edifício 15) da Universidade do Minho (campus de Gualtar). O terceiro congresso do grupo HSN reunirá os seus membros, oriundos de diversos contextos investigativos e institucionais, para debater temas de história dos períodos moderno e contemporâneo. O programa inclui 17 comunicações que questionam, ao longo de quatro painéis, os espaços de assistência e vigilância, as sociabilidades e as expressões quotidianas, a saúde e o controlo social e as relações e as instituições sociais. Dada a matriz iberoamericana do grupo, as geografias dos trabalhos a debate incluem espaços e personalidades de Portugal, Espanha e Brasil. A participação é livre e gratuita embora sujeita a inscrição.


Contando com cerca de 21 anos de existência e 44 investigadores, o grupo HSN tem contribuído para o desenvolvimento da História Social em termos académicos, através da produção científica dos seus membros, materializado na publicação de livros, capítulos de livros e artigos científicos, bem como na organização de congressos e doutras iniciativas com impacto nacional e internacional. Tem colaborado, igualmente, na promoção e divulgação do saber histórico junto das comunidades locais, regionais, nacionais e internacionais, participando em vários projetos e atividades. Anualmente, o grupo reúne-se num congresso no sentido de aproximar os seus membros pelo questionamento dos resultados das pesquisas em curso.


Programa completo:

Programa_3.ºCongressoHSN
.pdf
Download PDF • 2.68MB

Inscrições (até ao 01/12/2023):

https://forms.gle/Mko3ZBNkbDEeNCjF7

133 visualizações0 comentário



Nos dias 18 e 20 de outubro de 2023, em formato online, decorrerá, a partir das 22h30 (horário de Portugal Continental), o IV Ciclo Internacional de História e Infâncias e X Seminário do NEICA. Este evento, organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Infância e da Adolescência da Universidade Regional de Blumenau (Brasil), conta a colaboração de vários membros do grupo História Social a Norte. Alberto Morán Corte apresentará uma comunicação, no dia 18 de outubro, intitulada "'No ande tu hija a la blaya, con alguna otra fuera de casa'. Moral y educación femenina en el manual de un religioso dominico"; Juliana de Mello Moraes integra a comissão organizadora; e, Marta Lobo faz parte da comissão científica. Esta atividade, com participação gratuita e transmissão online, visa divulgar as investigações e os debates atuais sobre as crianças em distintos contextos e tempos. Todas as informações podem ser consultadas em AQUI.

12 visualizações0 comentário
bottom of page