top of page
  • História Social a Norte
  • 1 de ago.
  • 1 min de leitura
ree

O grupo História Social a Norte congratula-se de anunciar que Maria João Pires ganhou uma bolsa individual de doutoramento proposta ao Concurso Nacional 2025 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O projeto aprovado intitula-se "A iluminação artificial no Minho (de 1830 a 1950): história, memórias e patrimónios" e tem como objetivo investigar a evolução da iluminação artificial, pública e privada, na região do Minho entre 1830 e 1950, analisando as técnicas aplicadas, os processos de produção, o impacto social e o património associado a esta temática. Alexandra Esteves, professora associada com agregação do departamento de História da Universidade do Minho e investigadora HSN, é coorientadora científica da tese, que se desenvolve na modalidade Ambiente Não Académico na Associação Portuguesa para o Património Industrial.

 
 
 
  • História Social a Norte
  • 17 de jul.
  • 1 min de leitura
ree
ree
ree

Fotografias cedidas pelo Município de Braga
Fotografias cedidas pelo Município de Braga

Foi apresentado, no passado dia 15 de julho, o número comemorativo dos 75 anos da revista Bracara Augusta, publicação histórico-cultural da Câmara Municipal de Braga. A nova edição assinala uma profunda renovação gráfica, editorial e científica da publicação, que passa a estar totalmente disponível em linha e de acesso livre. Entre as principais novidades estão a criação de uma comissão diretiva e científica, a aceitação de artigos em inglês e castelhano, bem como a submissão sujeita a revisão por pares. Foram também disponibilizados todos os números da revista publicados entre 1935 e 2023. Maria Marta Lobo de Araújo, investigadora da Universidade do Minho (HSN) e coordenadora do grupo História Social a Norte, é a nova diretora da revista. Luís Gonçalves Ferreira, doutorando de História Moderna da UM e membro do História Social a Norte, integra a Comissão Diretiva.


A nova direção aposta na valorização do contributo académico na história da cidade e da região, procurando consolidar a ligação entre memória local e investigação internacional. A partir de agora, a revista afirma-se como um espaço aberto à comunidade científica, com publicação regular e identidade renovada. O número 135 conta com 14 artigos científicos, relacionados com a história e o património da cidade de Braga e da região do Minho, e com 5 recensões a obras portuguesas e estrangeiras. A publicação integral e todas as novidades podem ser consultadas no sítio da internet.

 
 
 
ree
ree

No dia 19 de julho de 2025, sábado, realiza-se mais uma sessão do projeto ITINERARIUM. A atividade consiste numa visita guiada intitulada "Passos pela História e Geografia Urbana de Braga". A sessão, que decorrerá a partir das 10h00 nas Termas Romanas do Alto da Cividade (Braga), será realizada por Miguel Bandeira (UMinho). O projeto ITINERARIUM, organizado pelo Município de Braga com curadoria científica de Marta Lobo e Luís Ferreira, centra-se no património cultural como fonte elementar de conhecimento e de enriquecimento coletivo e individual através de um contacto direto com as manifestações culturais, as suas evidências materiais e a partilha de conhecimento, apropriação e valorização da herança bracarense. A agenda das atividades acompanha o calendário cultural da cidade de Braga. A entrada é livre e gratuita, embora seja necessário realizar a inscrição pelo Eventbrite.


Resumo. Concluído meio século da reimplantação da democracia e invertido o panorama geral da educação em Portugal, falta-nos ainda cumprir a modernidade quando já participamos dos mais avançados desígnios do desenvolvimento tecnológico e digital. Que sentido continua hoje a fazer o Centro Histórico de Braga quando é sabido que a maior parte daqueles que nos visitam têm por principal motivação vir ao encontro daquilo que somos e o que nos distingue, isto é, do património histórico e cultural que oferecemos?! A partir de alguns passos descontraídos e sinalizados iremos revisitar as principais expressões da história urbana de Braga, propondo um novo olhar sobre aquilo que de um modo ou outro julgamos conhecer.

 
 
 
ImagemTwitter2.jpg

© 2020 Alexandra Esteves e Luís Gonçalves Ferreira

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter Clean Grey
bottom of page