top of page
  • História Social a Norte
  • 8 de out.
  • 1 min de leitura
ree

O Grupo História Social a Norte congratula-se pela atribuição de um Contrato de Emprego Científico (CEEC) a Liliana Neves, membro integrante do Grupo e investigadora do Lab2PT/IN2PAST – Universidade do Minho. O referido contrato foi concedido no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual 2025 (CEEC), promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O projeto aprovado intitula-se “AQUAT: The management of water resources by rural and urban communities in Portugal (16th–20th centuries): potential, challenges and risks”, e propõe-se estudar a gestão dos recursos hídricos por comunidades rurais e urbanas em Portugal entre os séculos XVI e XX, analisando o seu potencial, desafios e riscos ao longo do tempo.


O Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual destina-se a doutorados, nacionais ou internacionais, que pretendam desenvolver investigação científica em Portugal. Nesta edição estiveram a concurso 2.784 projetos de investigação, tendo sido atribuídos 400 contratos.


Com este reconhecimento, Liliana Neves reforça o contributo do Grupo História Social a Norte e do Lab2PT/IN2PAST para o avanço do conhecimento histórico e científico sobre as interações entre as comunidades e os recursos naturais, no contexto da História Ambiental e Social de Portugal.

 
 
 
ree
ree


No proximo sábado, dia 11 de outubro de 2025, realiza-se mais uma sessão do projeto ITINERARIUM. A atividade consiste numa visita guiada intitulada "Braga em Obras: um itinerário pelo contemporâneo". A sessão, que decorrerá a partir das 10h00 no Largo do Pópulo, será realizada por Helena Mendes Pereira. O projeto ITINERARIUM, organizado pelo Município de Braga com curadoria científica de Marta Lobo e Luís Ferreira, centra-se no património cultural como fonte elementar de conhecimento e de enriquecimento coletivo e individual através de um contacto direto com as manifestações culturais, as suas evidências materiais e a partilha de conhecimento, apropriação e valorização da herança bracarense. A agenda das atividades acompanha o calendário cultural da cidade de Braga. A entrada é livre e gratuita, embora seja necessário realizar a inscrição pelo Eventbrite.


Resumo. Braga apresenta, no seu centro histórico e núcleo urbano principal, um conjunto de obras de arte em espaço público implementadas a partir da segunda metade do século XX e até ao presente. Este conjunto diverso de obras, permito-nos abordar a evolução da intervenção em espaço público ao longo do tempo, decifrando diversas tendências e conhecendo estórias que são reveladoras da História da cidade. Neste percurso, da estatuária ao azulejo, passando pela pintura mural e pela escultura contemporânea, os públicos conhecerão autores nacionais e internacionais e ficarão com uma perspetiva da cidade para lá dos seus patrimónios edificados.


 
 
 
ree

No dia 29 de outubro de 2025, quarta-feira, a partir das 14h00, realizar-se-á o Workshop Internacional «Novas linhas de investigação luso-espanholas em História Moderna». Este evento, que decorrerá na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (campus de Gualtar, Braga), contará com a participação ativa de investigadores do grupo História Social a Norte. A oficina pretende debater os posicionamentos teóricos e metodológicos inovadores de investigadores portugueses e espanhóis sobre temas de história da Idade Moderna. O acesso é livre e gratuito.


O programa pode ser descarregado através da seguinte ligação:


 
 
 
ImagemTwitter2.jpg

© 2020 Alexandra Esteves e Luís Gonçalves Ferreira

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter Clean Grey
bottom of page