top of page




No dia 17 de maio de 2025, sábado, realiza-se mais uma sessão do projeto ITINERARIUM. A atividade, que decorrerá a partir das 10h00 no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, consiste numa sessão de histórica local intitulada "Bracara Augusta e o seu território: transformações na paisagem romana". A sessão será realizada por Helena Carvalho (Lab2PT/IN2PAST-UMinho). O projeto ITINERARIUM, organizado pelo Município de Braga com curadoria científica de Marta Lobo e Luís Ferreira, centra-se no património cultural como fonte elementar de conhecimento e de enriquecimento coletivo e individual através de um contacto direto com as manifestações culturais, as suas evidências materiais e a partilha de conhecimento, apropriação e valorização da herança bracarense. A agenda das atividades acompanha o calendário cultural da cidade de Braga. A entrada é livre e gratuita, embora seja necessário realizar a inscrição pelo Eventbrite.

 
 
 




Na terça-feira, dia 8 de abril de 2025, o Município de Braga apresentou o livro «Itinerarium: conhecer Braga pelo património 2023-2024». A publicação reúne 14 textos de divulgação científica produzidos pelos investigadores que dinamizaram as visitas guiadas e sessões de história local realizadas ao longo de 2023 e 2024. Foi, também, apresentada a programação para o ano de 2025, que conta com 11 sessões sobre temas, monumentos e lugares da história e património bracarenses. O lançamento do livro foi notícia em diversos meio de comunicação social de âmbito local, regional e nacional, como o Correio do Minho, Diário do Minho, BragaTV, RUM, Antena Minho e Observador.

O projeto ITINERARIUM, organizado pelo Município de Braga com curadoria científica de Marta Lobo e Luís Gonçalves Ferreira, centra-se no património cultural como fonte elementar de conhecimento e de enriquecimento coletivo e individual através de um contacto direto com as manifestações culturais, as suas evidências materiais e a partilha de conhecimento, apropriação e valorização da herança bracarense. A agenda das atividades acompanha o calendário cultural da cidade de Braga.

 
 
 



Anabela Ramos, Sofia Fernandes e Luís Gonçalves Ferreira, membros do grupo História Social a Norte, participaram na Semana Concelhia "Leitura, Ciência e Arte 2025" de Arcos de Valdevez. Os investigadores apresentaram, ao Agrupamento de Escolas de Valdevez, temas relacionados com as suas áreas de especialidade durante o período de vida de Luís Vaz de Camões, no âmbito das comemorações concelhias dos 500 anos do poeta português. No dia 31 de março, segunda-feira, Anabela Ramos e Luís Gonçalves Ferreira deram, respetivamente, palestras sobre história da alimentação e história da indumentária. No dia 4 de abril, sexta-feira, Sofia Fernandes fez uma comunicação sobre história da medicina. A semana concelhia foi organizada pelo Agrupamento de Escolas de Valdevez, Município de Valdevez, Bibliotecas Escolares, Biblioteca Municipal Tomaz Figueiredo, Casa das Artes e Epralima.  

 
 
 
ImagemTwitter2.jpg

© 2020 Alexandra Esteves e Luís Gonçalves Ferreira

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter Clean Grey
bottom of page