top of page
Buscar
  • História Social a Norte

Chamada de submissões para IX Encontro Internacional de História Colonial (Sergipe, Brasil)



Encontra-se aberta a chamada de comunicações para o IX Encontro Internacional de História Colonial, que se realizará, de forma presencial, na Universidade Federal de Sergipe (Brasil), entre os dias 17 e 20 de outubro de 2023. A edição deste ano tem como tema as Dimensões globais e locais dos impérios coloniais: redes, circulação e dinâmicas (secs. XV-XIX). Maria Marta Lobo de Araújo e Luís Gonçalves Ferreira, investigadores do Lab2PT-IN2PAST/Universidade do Minho e membros do grupo História Social a Norte, convidam todos os interessados a submeter a sua proposta para o Simpósio Temático que coordenam (n.º 8) intitulado "Quotidiano das margens: práticas, vivências e cultura material no império português (sécs. XVI-XVIII)".


Este Simpósio Temático pretende discutir as práticas, as vivências e a cultura material do quotidiano das margens no império português durante a Idade Moderna. “Margem”, enquanto categoria analítica, assume duas aceções: 1) a dos sujeitos, como os pobres, os doentes, os portadores de deficiência física ou mental, as crianças abandonadas, os/as escravizados/as, os/as presos/as, as prostitutas, as minorias religiosas, os delinquentes, os mendigos...; 2) a dos espaços, sejam eles físicos (rural, colonial, recolhimentos, conventos, eremitérios, hospitais) ou imaginários. Aceitam-se investigações comparativas, estudos de caso ou sínteses que, delimitadas pelo conceito de margem, discutam o quotidiano no império português nos seguintes domínios: distinção entre privado e público, alimentação, habitação, vestuário, sociabilidades, consumos voluntários, consumos involuntários, produção doméstica ou questões relacionadas com o trabalho. Serão apreciadas propostas interdisciplinares que proponham o cruzamento da história com a arqueologia ou o património cultural.


O resumo alargado deste e dos outros simpósios e as demais informações sobre o encontro podem ser consultados na página oficial do evento (https://www.eihc2023.com/).

82 visualizações0 comentário
bottom of page