Promovida pelo Departamento de História e aberto a toda a comunidade académica com o apoio do ICS, no dia 22 de abril de 2020, pelas 17h30, irá realizar-se um webinário intitulado As Epidemias e a Memória: uma relação difícil ao longo da História, que propõe uma reflexão sobre as epidemias e a memória. Com um enfoque especial na gripe espanhola, Alexandra Esteves, membro do grupo HSN, vai refletir sobre o esquecimento que se abateu durante décadas sobre esta pandemia do início do século passado. A sessão, que tem acesso livre, tem a duração prevista de 45 minutos, seguindo-se um breve período de debate com os participantes, que poderão inscrever questões.
Apresentação:
A História está marcada pela ocorrência de grandes surtos epidémicos, determinados alguns pela ação do Homem, pela sua relação com a Natureza e até pela sua capacidade de encurtar distâncias. Num mundo que se foi tornando cada vez mais globalizado, as doenças circulam mais facilmente, abandonam os seus nichos e assumem proporções pandémicas.
No século XX, o Homem foi atingido por uma pandemia que não poupou continentes, provocou milhões de mortos e durante décadas permaneceu esquecida: a gripe espanhola. É nosso propósito procurar perceber os seus contornos e os motivos do silêncio que sobre ela caiu.
Link para a aula aberta: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93386672506
Comments